segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Musculação e Crianças - Quebrando Mitos




O treinamento de força (musculação) na infância e na adolescência é muito questionado por médicos e educadores físicos. Isso decorre da não continuidade da atualização, pois estudos recente mostram os verdadeiros efeitos positivos do treinamento de força em crianças. Estudos antigos sempre mostravam a ineficiência da musculação nessa faixa etária, pois mostravam que o treinamento com pesos minimizava o desenvolvimento infantil. Porem recentes estudos mostram que um treino bem orientado sobre a vista de um profissional qualificado possui riscos nulos, enquanto vários benefícios podem ser obtidos mediante o treino.


Benefícios do Treinamento de Força

É fácil perceber as atividades do dia-a-dia das crianças, correr, subir em árvores, jogar bola, atividades essas de grande impacto muscular que podem acarretar, sem sombra de dúvidas, mais lesões musculares se relacionado a uma atividade, bem supervisionada, em uma sala de musculação.
Atualmente o treinamento de força é utilizado no tratamento de doenças crônicas característica dessa faixa etária. (Obesidade Infantil). O desenvolvimento ósseo, fator que todos temem, ganha quantidades significativas de fibras de colágenas e sais inorgânicos, levando assim a uma diminuição do índice de osteoporose na fase adulta.

Crescimento e Maturação

Atualmente é muito comum notarmos pseudo-especialistas e leigos afirmando que a musculação pode atrapalhar no desenvolvimento e crescimento infantil, e sempre associam a baixa estatura das ginastas com a prática do treinamento de força. Na verdade a baixa estatura de ginastas e a elevada estatura de jogadores de vôlei se dá pelo fator da seleção natural de talentos, pois as pessoas mais baixas se sobressaem melhor na ginástica como pessoas mais altas se sobressaem melhor no vôlei, porem é sempre perceptível, atletas que conseguem quebrar essa seleção. Percebendo então, que um crescimento ideal e a maturação sexual depende do potencial genético, estado nutricional e hormonal de cada pessoa.

Então, devemos tirar essa idéia de nossas cabeças que treino de musculação para crianças, afeta o desenvolvimento das mesmas. Estudos recentes mostram ganhos significativos no condicionamento físico, ganho de massa óssea, diminuição da gordura corporal, aumento da força, desenvolvimento da coordenação motora, porem com pouca visualização de ganho de massa muscular. De fato devemos dar livre escolha para as crianças, pois a idéia é fazer algo que proporcione prazer, "temos que deixa-las brincar". Mas por que não brincar de musculação?

Referências


Nenhum comentário:

Postar um comentário