sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Alongamento - Quando, Como e Porque?


Utilize treino de alongamento para maximizar seus resultados




É comum escutarmos na academias pessoas falando que alongamento dificulta no ganho de massa muscular, ou que alongamento estáticos auxiliam na prevenção de lesões. Só que na verdade vários estudos já comprovaram que alongamento estático não tem nenhum efeitos positivo na prevenção de lesões e o alongamento dinâmico auxiliam no aumento da flexibilidade e hipertrofia muscular.


Quando?

Antes do Treino

Como já foi dito, é comum escutarmo que alongamento estático antes do treino previne lesões musculares e coisas do tipo, porém estudos comprovam que este tipo de alongamento promove prejuízos para a performance do treino subseqüente, sendo relacionado a perda de força de até 10%. Através de estudos, Yung & Elliot (2001) verificaram que a melhor forma de alongamento antes do treino seria o alongamento dinâmico com a utilização de movimentos específicos e baixas cargas, levando assim a prevenção de lesões e não prejudicando a performance.

Depois do Treino

É muito comum também escutarmos que sempre ao final do treino fazermos alongamento estático para diminuir a dor tardia e não correr risco de perda de flexibilidade, porém e importante ressaltar que se treinar com uma amplitude correta, dificilmente você perderá flexibilidade. No caso da dor tardia, estudos comprovam que o alongamento estático para prevenção desse tipo de dor não tem nenhum efeito positivo, porém surtem efeito se relacionado a "voltar à calma" levando a adaptação do organismo as atividades cotidianas, pois é evidente em treinos muito intensos perceber a perda do controle motor pós treino o que causa alguns incômodos na hora de fazer pequenas tarefas do dia-a-dia (virar o volante do carro, abaixar para pegar algo no chão e coisas do tipo) então o alongamento estático é indicado para "avisar" o corpo que a atividade física intensa chegou ao final.

Como?

No estudo de Bandy & Irion, analisaram os efeitos do alongamento relacionado a desempenho físico e aumento de flexibilidade em jovens. Notaram que a melhor forma de treinar alongamento utilizando 1 série de alongamento passivo por 30 segundos.
Davis (2005), chegou a mesma conclusão com seu estudo, onde mostra que a utilização de 3 vezes por semana de alongamento passivo com 1 série de 30 segundos, acarretou em um aumento significativo da flexibilidade em pessoas jovens.
Deste modo, a partir desses e de vários outros estudos, pode-se concluir que a melhor força de treinar alongamento para aumento de flexibilidade em jovens, seria a utilização de alongamento passivo 3 vezes por semana com 1 série de 30 segundos.

Observação:

-Alongamento passivo é feito com uma ajuda de uma força externa. ex.: Um professor ajudar você a se alongar.

Porque?

Como já foi explanado, séries de alongamento passivos aumentam a flexibilidade e performance do atleta.
O aumento da flexibilidade acarreta também em uma maior hipertrofia muscular, se relacionado a musculação, devido execução de maior amplitude do movimento as fibras musculares são trabalhadas de forma mais intensa levando assim a um aumento do grau de hipertrofia muscular.

Observação

-Nunca siga nenhum tipo de treinamento sem uma orientação de um profissional qualificado.

Referências


Nenhum comentário:

Postar um comentário