domingo, 16 de janeiro de 2011

Começando a treinar musculação?

Algumas dicas de um programa seguro e eficiente de musculação para iniciantes.



Durante as décadas de 1950, 60 e 70 os padrões de beleza corporal eram simples. A magreza sempre foi admirada, mas em suas devidas proporções e noções. Na década de 80, as pessoas começaram a dar um pouco mais de importância à estética corporal. O padrão de beleza ainda continuava o mesmo, da mulher com curvas naturais, mas foi nesta década que as academias de musculação começaram a se dissipar. Em 90 a febre das academias aumentou. Os campeonatos de halterofilismo tornaram-se populares. As “Misses Mundo” e os “Misteres Mundo” da musculação eram apreciados e invejados por alguns.
Na presente década a musculação não virou somente moda, virou pré- requisito. Os esteróides tornaram-se tão populares que hoje é normal encontrar homens e mulheres absurdamente musculosos dentro das academias que aplicam esta substância regularmente e acham esta atitude normal.


E decorrente disso inúmeras "academias" surgem para tentar absorver esse crescente mercado consumidor, porem não se preocupam em qualidade, mas sim, em quantidade, logo seus equipamentos são muito antigos, não possuem profissionais qualificados para orientar de forma correta seus alunos, levando assim a um crescente numero das lesões musculares, articulares e tendíneas.
Com isso, exponho algumas dicas para um treinamento seguro e eficiente de musculação para iniciantes:
1. Priorize exercícios multi-articulares: Sempre ultilize exercicios que envolvam mais de uma articulação como: Supinos, Puxadas e Agachamento utilizando o peso corporal, pois direcionam a carga para mais de um músculo não sobrecarregando, assim, apenas uma musculatura.
2. Utilize sempre exercícios livres: Trabalhar em maquinas articuladas com iniciantes é um grande erro que muitos professores comentem, pois pensam que utilizando esse aparelho os alunos iram ganhar coordenação motora e memorizar a mecânica do exercício, porém não conseguem perceber que a máquina já possui uma trajetória inscrita e não precisará de nenhuma coordenação para executa-la, logo a coordenação motora é desprezada e se por acaso, o mesmo, tiver executando o movimento de forma errada, não conseguirá corrigi-lo devido a máquina possuir uma unica trajetória, podendo assim levar a alguns problemas sérios de coluna devido a execução errada do exercício. Utilizando exercícios livres (barras, halteres, bolas, caneleiras) com uma carga adequada, o aluno terá maior facilidade pra corrigir o exercício e com isso ganhar coordenação motora e memorizar a mecânica do movimento.
3. Treine no máximo 3 vezes por semana: 3 vezes por semana com duração de no máximo 45 minutos por treino é o mais indicado para iniciantes, pois o foco principal do treinamento, para eles, será o ganho de coordenação motora e fortalecimento estrutural (osso, articulações e etc) para assim suportar o aumento da intensidade e do volume no treinamento futuro.
Essas são algumas dicas, de várias, para que se possa fazer um treino de musculação para iniciantes seguro, de qualidade e sem sobrecarga, levando assim o risco de lesões, em geral, a ser nulo.
Observação

-Nunca siga nenhum tipo de treinamento sem uma orientação de um profissional qualificado.


Referência

-GENTIL, P. Bases Científicas do Treinamento de Hipertrofia. Sprint, 2005


Um comentário:

  1. São muitas as pessoas que têm uma alimentação muito monótona, quem faz musculação deve ter uma alimentação equilibrada e variada.
    A alimentação também é importante, uma alimentação saudável da ao nosso organismo os nutrientes necessários para treinar com mais energia. Uma dieta saudável dá os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.

    ResponderExcluir