quinta-feira, 28 de abril de 2011

Chá verde e emagrecimento






O chá é segunda bebida mais consumida do mundo, ficando atrás apenas da água. O chá verde, produto obtido através das folhas frescas da erva Camellia sinensis, recentemente tem recebido muita atenção em decorrência das suas possíveis propriedades terapêuticas e de prevenção de doenças. Na verdade existem relatos que desde 2700 a.C. o legendário imperador chinês Shen Nung já havia atribuído ao chá verde propriedades desintoxicantes, e anos mais tarde, já na dinastia Tang o farmacêutico Chen Zang destacou uma série de benefícios promovidos pelo consumo do chá verde.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Definição Muscular




Quando o assunto é estética corporal, é comum o uso de termos como definido, “rasgado”, “trincado” e muito. Possuir um abdômen delineado e um corpo com a aparência atlética é o principal objetivo da grande maioria dos freqüentadores das academias. Infelizmente, muitos recorrem a estratégias não tão saudáveis para o alcance deste objetivo, como as dietas da moda ou a utilização de diuréticos e outras drogas.

Hipertensão e atividade física



Hipertensão, geralmente conhecida como pressão alta, é o estado em que a pressão arterial se encontra elevada, ou seja, igual ou acima dos níveis de 140mmHg de pressão sistólica e 90mmHg de pressão distólica. A hipertensão é considerada como uma das principais doenças crônico-degenerativas, e cerca de uma em cada cinco pessoas terá, em algum momento de suas vidas, a pressão arterial anormalmente aumentada. A hipertensão pode desencadear varias complicações como: acidente vascular cerebral, doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca, insuficiência renal crônica, doença vascular de extremidades, etc. Cerca de 95% dos casos de hipertensão tem causa desconhecida, mas sabe-se que a maioria tem um grande constituinte genético.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Densidade Mineral Óssea e Atividade Física




O esqueleto humano, muitas vezes, é visto como algo incapaz de se adaptar e sofrer alterações estruturais importantes, nas quais poderiam influenciar o cotidiano das pessoas. Sendo até mesmo esquecido dentro de uma visão sistêmica. Talvez, isso explique o fato de existir uma incidência alta de patologias a acometerem esse sistema (esquelético), como: a osteopenia, osteoporose, raquitismo, osteomalácia, entre outras.

domingo, 10 de abril de 2011

Salto alto


A função biomecânica eficiente do pé depende de sua capacidade em agir como adaptador, absorvendo choques ao contato com o solo, conversor de torque durante o ciclo do andar (Silva Júnior, 1999) ou correr e permitir estabilidade ao indivíduo em posição ereta (ortostática).

terça-feira, 5 de abril de 2011

Atividade Física e Câimbras





Quase todos nós já nos deparamos com câimbras em algum momento de sua vida. Elas atingem pessoas de todos os níveis de atividades físicas e podem aparecer em situações totalmente diversas, sem nenhum sinal de aviso. Em meio a uma atividade física intensa, de repente, seu músculo começa a se contrair involuntariamente com uma intensidade que chega a ser dolorosa! Outras vezes as câimbras podem surgir de maneira inexplicável, você fica parado, relaxado, em uma determinada posição e seu músculo simplesmente “trava”! Apesar de serem extremamente comuns, as câimbras musculares são um fenômeno altamente mal compreendido.